No dia 01 de março de 1966, através da Lei Municipal nº 251 o então Prefeito Municipal Rony Zaniboni criava a autarquia denominada Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), que desde então passou a gerenciar o serviço de abastecimento de água do município. Em 29 de dezembro de 1978 o poder público municipal celebra convênio técnico/administrativo junto à extinta fundação SESP, entidade que pertencia ao Governo Federal, atualmente FUNASA, que juntos deram continuidade aos trabalhos de melhorias no sistema de abastecimento e distribuição de água do município.
A crescente demanda do consumo faz com que o SAMAE possua atualmente dois pontos de captação de água para atender a sede municipal: A represa do Rancho dos Bugres – manancial Rio Barro Vermelho e a represa da Linha Rio Maior – manancial Rio Maior. Atualmente o SAMAE atende 95% da população do município, atingindo as áreas urbana e rural, perfazendo um total de 5.200 ligações. Para tornar possíveis os bons serviços prestados, possui oito sistemas de tratamento de água, sendo ETA 01 – Sede do município, ETA 02 – Santana, ETA 03 - Rio Café São Pedro, ETA 04 – Rio Salto Bairro, ETA 05 – Rio Maior, ETA 06 - Rio Carvão, ETA 07 – Belvedere, ETA 08 – Bairro Santa Luzia. Conta ainda com 17 sistemas de elevatórias de água tratada e 05 estações de captação e bombeamento de água bruta, sede própria onde funciona a área administrativa, técnica, garagem, almoxarifado e oficina de manutenção.
No ano de 2003 o SAMAE deu início a implantação das redes coletoras de esgoto na área central tornando Urussanga na época no segundo município da AMREC em dar o destino correto dos efluentes domésticos. Com duas etapas realizadas ao longo dos anos o SAMAE atende mais de 25% da população com coleta e tratamento de esgoto. Atualmente possui cinco sistemas de tratamento de esgoto: ETE 01 - Lagoa facultativa aerada que atende o tratamento da área central da cidade e cinco sistemas do tipo lodo ativado instalados nos bairros: ETE 02 – Loteamento São João Bairro de Vila, ETE 03 – Bairro Bom Jesus I e II, ETE 04 – Loteamento Progresso I e II Bairro de Vila e ETE 05 – Loteamento Peraro Bairro Brasília. O SAMAE conta ainda com 07 estações elevatórias que devido a topografia acidentada faz com que em muitos pontos o esgoto seja bombeado para os sistemas de tratamento.
Com os mais diversificados sistemas de tratamento de água e esgoto e constantes investimentos, o SAMAE vem atendendo os anseios dos cidadãos urussanguenses trazendo conforto, saúde e bem estar para a comunidade, pois água potável e esgoto tratado, indiscutivelmente são sinônimos de saúde.