Captação da água
O SAMAE possui dois mananciais que abastecem a sede do município: Rio Maior e Rio Barro Vermelho, este com represa de captação denominada “Represa de Rancho dos Bugres”, a mais antiga, e está situada no Município de Pedras Grandes - SC.
A montante da Estação de Tratamento, cerca 3,2 Km, a adução se dá totalmente por gravidade e em condições climáticas normais, consegue suprir a demanda de consumo em até 42 L/s. Já o manancial do Rio Maior tem grande destaque por ser o único que não sofreu degradação pela exploração de carvão.
A preocupação por parte do SAMAE e a consciência da comunidade com a preservação ambiental, levou o vereador Luiz Antônio Fabro a elaborar a Lei Nº 1.770 de 05/12/1989, que culminou com a criação da área de preservação ambiental permanente para proteger este tão importante manancial. O mesmo fica a jusante da Estação de Tratamento, cerca de 3,6 Km, e conta com represa de contenção, captação e estação elevatória composta por um conjunto de moto-bombas com capacidade de aduzir 22 L/s de água bruta até a ETA, sendo o mesmo considerado como reserva de abastecimento. É comum a sua utilização em períodos de estiagem ou de grandes demandas de consumo.
Tratamento da água
Para que o SAMAE possa oferecer aos seus consumidores uma água de qualidade, é necessário todo um processo feito nas estações de tratamento de água - ETAs:
1. Inicialmente é feita a captação de água bruta, diretamente dos rios ou poços subterrâneos, através de uma adutora.2. Em seguida é realizada a coagulação, quando a água recebe o sulfato de alumínio (agente coagulante) e, através de um processo químico, forma-se o coágulo, que tem características eletromagnéticas.
3. O próximo passo é chamado floculação, na qual forma-se o hidróxido de alumínio, um coagulo que tem a capacidade de atrair as impurezas da água. Então, cria-se o floco.4. O próximo passo é chamado de decantação. Trata-se de um fenômeno em que as partículas suspensas (flocos), devido a ação da gravidade, apresentam movimento descendente em meio líquido de menos massa específica (água).
5. Depois disso, procede-se a filtração que é o processo de remoção das impurezas presentes na água.6. Agora é a vez da desinfecção, que é a eliminação de micro-organismos presentes na água e que são causadores de diversos males à saúde. O agente químico usado na desinfecção é o cloro líquido.
7. Feito isso, haverá a fluoretação, que é a adição de sais de flúor na água filtrada que irá prevenir as cáries em crianças na fase de formação da arcada dentária definitiva. Como as etapas anteriores se processam em meio ácido, é preciso que haja uma correção do pH, adicionando cal hidrogenada anágua.8. A partir desse ponto a água está pronta para a reservação e distribuição, através das redes para indústrias e residências.